Dermatologia Clínica

Melasma

Manchas acastanhadas nas regiões malares, no nariz, em cima do lábio comumente são o chamado “melasma”. É o escurecimento da pele resultado de uma excessiva produção de melanina, que é o pigmento da pele.

O que causa essas manchas?

O mais importante fator é a exposição solar. Outros fatores que contribuem ao seu aparecimento são alterações hormonais  que ocorrem nas mulheres, principalmente se ela fizer uso de pílulas anticoncepcionais ou se estiver grávida. Stress e má-alimentação contribuem para o melasma. Homens podem desenvolver melasma, mas não tão frequentemente.

Como se trata o Melasma?

De 2 maneiras, basicamente.

A primeira e mais importante: evitar a exposição solar. Você deve usar filtro solar todos os dias, mesmo se o tempo estiver nublado. A segunda medida a ser tomada é a utilização de produtos específicos para despigmentar as manchas, por via oral e tópica.

Outra medida eficaz é a realização de peelings no consultório médico. Existem vários tipos de peeling e é importante estar física e psicologicamente preparada para sua realização, pois pode acarretar vermelhidão e descamação da pele. Grávidas não devem realizar peeling, nem utilizar produtos à base de ácido retinóico. Peelings a laser também podem ser considerados. Fortalecer o colágeno também ajuda no combate a estas manchas, através de ultrassom microfocado, bioestimuladores e fios.

Quanto tempo dura o tratamento?

O tempo para se “limpar” a pele é muito variável, mas pode-se esperar uma melhora significativa dentro de 2 a 6 meses de tratamento.

Uma vez obtido o resultado desejado, o tratamento de manutenção deve ser mantido indefinidamente.

Compartilhe

Veja outros

Tratamentos

Dúvidas?

ENVIE SUA DÚVIDA, COMENTÁRIO OU SUGESTÃO.

Dra. Cristina Salaro. Copyright 2025 – Todos os Direitos Reservados