Dermatitte atópica (DA) é uma das causas mais comuns de ressecamento e coceira na pele. Geralmente começa antes de 2 anos de idade e dura meses ou anos.
É comum alguém na família ter rinite, bronquite, asma ou dermatite, o que caracteriza uma predisposição hereditária à chamada “atopia”.
Não há perigo de transmissão para outras pessoas, através do contato físico, portanto é uma doença não contagiosa.
Não há cura para a dermatite atópica, mas pode-se obter um excelente controle através de medidas preventivas e do uso de medicamentos adequados.
Como se trata a Dermatite Atópica?
Os cuidados devem ser diários e incluem:
– Banhos não demorados e com a temperatura da água ajustada à morna para fria; banhos demorados e com água quente pioram o ressecamento da pele.
– Sabonetes devem-se usados apenas o necessário, evitar ensaboar-se demais, o que também contribui para ressecar a pele.
– Usar hidratantes que sejam adequados ao tipo de pele, hidratantes com muita cor ou muito perfume geralmente não são recomendados. Uma pele bem hidratada é fundamental para se evitar episódios de piora.
– Se houver lesões na pele, é recomendável o tratamento com cremes à base de costicódes, pimecrolimus ou tacrolimus, que devem ser prescritos pelo dermatologista.
Quando há muitas lesões ou se houver muita coceira, a administração oral de medicamentos anti-alérgicos ou de corticóide é recomendável. O controle da coceira é fundamental para o bom controle da dermatite atópica, caso contrário, pode levar a traumatismo e infecções na pele.