A combinação do microagulhamento com peeling facial é uma estratégia utilizada para promover o rejuvenescimento cutâneo e o controle do melasma. O microagulhamento estimula a regeneração natural da pele por meio da indução de colágeno e elastina, melhorando a textura, firmeza e viço. Quando associado a peelings químicos suaves, potencializa-se a renovação celular, a uniformização do tom e a redução de manchas, resultando em uma pele mais luminosa e homogênea. Essa sinergia entre os procedimentos permite resultados mais eficazes e duradouros, sem a necessidade de intervenções mais invasivas.
A escolha do equipamento a ser utilizado e do peeling é fundamental para o sucesso do tratamento assim como os cuidados de skincare que precisam ser realizados em casa.
Como é feito
Existem diferentes maneiras de ser realizar um peeling. A maneira mais comum, é através da aplicação de ácidos (retinóico, salicílico, etc). A pessoa vai ao consultório médico e este profissional aplica algumas substâncias no rosto ( ou outra área, como mãos, colo), de forma seriada e seguindo técnicas específicas. Dependendo da substância utilizada o peeling pode ser indolor (ácido retinóico) ou pode haver ardor (ácido salicílico e “ATA”).
Tipos de peeling
Existem 3 tipos de peeling: superficial, médio e profundo.
Peeling superficial
É o método mais comum, pode ser realizado sem preparo prévio e em todos os tipos de pele; este peeling remove apenas a camada mais externa da pele e elimina parcialmente manchas e promove uma aparência mais homogênea e uniforme.
Peeling médio
É mais profundo, atinge a derme e é indicado para remoção de manchas, rugas superficiais e cicatrizes. Requer preparo prévio com cremes utilizados em casa e requer de 7 a 10 dias para recuperação.
Peeling profundo
É um processo agressivo, porém delicado, que chega à camada profunda da derme, atenua manchas, rugas e cicatrizes. Requer preparo prévio da pele e a recuperação é mais lenta, durando cerca de 30 dias. Forma-se “cascas” e crostas e requer curativos diários. Este método é muito bom para rugas ao redor dos lábios e olhos.
Regras para todos os peelings
– Para se realizar um peeling, o ideal é que a pele seja preparada antes e receba cuidados pós-peeling (borrifar água termal gelada, não remover as crostas.). Sete dias após o peeling, pode-se voltar a utilizar os medicamentos/fórmulas à noite.
– É fundamental evitar a exposição solar por 1 a 3 meses pós-peeling. O filtro solar deve ser utilizado diariamente.
· Geralmente são necessárias 3 a 6 sessões de peeling, para se obter um bom resultado.