Dermatologia Clínica

Disidrose

É uma condição de causa pouco esclarecida devida provavelmente à retenção de suor entre as células da epiderme (camada mais superficial da pele). Alterações climáticas e estresse emocional têm sido relatados como prováveis fenômenos desencadeantes.

Manifestações clínicas

A doença atinge as mãos e os pés, iniciando com coceira e formação de vesículas (pequenas bolhas) endurecidas semelhantes a grãos de sagu, atingindo principalmente a face lateral dos dedos, as palmas das mãos e as plantas dos pés. A coceira pode ser intensa e o ato de coçar rompe as bolhas que eliminam líquido transparente.

O quadro ocorre em surtos que se repetem e duram de uma a duas semanas, com o ressecamento das bolhas e descamação nos locais atingidos. As lesões podem ocorrer em pequeno número, mas em alguns casos tomam toda a superfície das mãos e pés.

Quadros semelhantes são erupções disidrosiformes, que podem ter como causa micoses ou processos alérgicos de contato ou alergia medicamentosa. Nestes casos, eliminando-se a causa, as lesões tendem a desaparecer.

Tratamento

O tratamento é feito com medicações de uso local que ajudam a aliviar a coceira, evitam infecções secundárias e aceleram a evolução natural do processo. Cremes com medicamento antiinflamatórios (corticóides) podem ser utilizados para produzir alívio sintomático.

Compartilhe

Veja outros

Tratamentos

Dúvidas

ENVIA SUA DÚVIDA, COMENTÁRIO OU SUGESTÃO.

Dra. Cristina Salaro. Copyright 2025 – Todos os Direitos Reservados